top of page

Ruínas da Enfermaria Militar

Situada no antigo Cerro da Pólvora, oferece ampla vista da cidade e da região, inclusive de trecho do Rio Jaguarão e da Ponte Internacional Mauá. Foi erguida por ordem do Visconde de Pelotas, então Ministro da Guerra, para atender aos oficiais e praças do exército de Jaguarão e também das cidades próximas, como Bagé e Arroio Grande.
As obras foram iniciadas em 1880 e concluídas em 1883, seguindo a intenção de três outros projetos registrados no arquivo militar para a construção de uma enfermaria na cidade de Jaguarão, datados de 1876, 1879 e 1880.
A partir de 1940, através de um convênio entre o exército e o hospital de cidade, o prédio passou a ter outros usos, como escola, alojamento e até prisão militar e política. Desativado e abandonado na década de 1970, foi rapidamente depredado.

As ruínas serão restauradas para a construção do futuro Centro de Interpretação do Pampa, local que servirá como centro de eventos, museu, centro de exposições, centro cultural, entre outros usos. As obras iniciaram em 2012 e tem previsão de conclusão para 2014.

O espaço também será dedicado à pesquisas acadêmicas e científicas. O Centro de Interpretação do Pampa será um espaço destinado às mais diversas manifestações culturais, congregando pesquisadores e público em geral no conhecimento sobre o modo de ser e viver no pampa. Abrigará salas de exposições com conteúdo multimídia, salas de pesquisa, auditório subterrâneo, espaço de convivência e anfiteatro a céu aberto, além de prédio de apoio técnico e administrativo.

bottom of page