top of page

Cemitério das Irmandades

O cemitério possui um rico acervo de obras esculpidas em mármore vindo da Europa, utilizando em seus detalhes bronze, que podem ser encontrados nas portas, dobradiças, argolas, esculturas de alto e baixo relevo e principalmente na identificação de sepulturas e túmulos.
Antes, havia um antigo cemitério instalado no centro da cidade que prejudicava o crescimento urbano e também representava um perigo sanitário. Para resolver o problema deveria se construir um cemitério mais distante do centro. Sob a iniciativa do comerciante José Alberto Portela inaugura-se em 1856 o “Cemitério das Duas Irmandades”.
O projeto de construção do cemitério gerou muita discórdia entre as duas sociedades envolvidas, a Irmandades do Sacramento e a Irmandade do Divino Espírito Santo, que entraram em confronto em relação ao estilo arquitetônico a ser utilizado.  As Irmandades dividiam o mesmo espaço, mas seus territórios eram bem definidos pelo corredor situado no centro do cemitério, sendo que do lado direito estava a Irmandade do Sacramento e do lado esquerdo a do Divino Espirito Santo, que discutiam desde a posse dos defuntos até sua religiosidade separados assim pela  ala dos católicos e dos acatólicos.

bottom of page