top of page

​Ponte Internacional Mauá

Apesar de os primeiros documentos mencionando a necessidade de construção de uma ponte entre Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai, datarem de 1875, a obra só foi iniciada no em 1927, sendo inaugurada em 30 de dezembro de 1930.
A Ponte Internacional Mauá situa-se na continuidade da Rua Uruguai, fazendo a ligação direta entre o Brasil e o país vizinho e sendo o único acesso terrestre ao longo de vários quilômetros da fronteira, no trecho demarcado pelo Rio Jaguarão. O percurso da ponte ainda apresenta antigos trilhos do trem da linha que fazia a ligação com Bagé, conectando a malha gaúcha ao porto de Montevidéu. Foi construída em linguagem neocolonial.
Em seu entorno, predomina o uso comercial, com prédios na maioria térreos, construídos no alinhamento predial, mas precariamente conservados e descaracterizados.
Em 1918 foi firmado um pacto entre Brasil e Uruguai, onde ficou acertado que uma dívida uruguaia para com o Brasil, seria paga com a construção de uma ponte internacional, unindo as cidades Jaguarão e Rio Branco. O pacto ficou conhecido como Tratado da Dívida.
A Ponte Internacional Mauá, foi o primeiro bem binacional a ser tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2012.

bottom of page